quinta-feira, 17 de julho de 2014

Opinião #31: A Muralha de Gelo, de George R.R. Martin

(clica na imagem para saber mais)
Saga: As Crónicas de Gelo e Fogo #2
Editora: Saída de Emergência
Nº de Páginas: 397

Sinopse: Eddard Stark só aceitou o prestigiado cargo de Mão do Rei para proteger o rei... ou não suspeitasse que o anterior detentor desse título fora mandado assassinar pela rainha. Mas agora Eddard tem a certeza que foi ela. E também sabe a razão: a rainha tem um segredo escabroso que pode levar à queda da dinastia e mesmo à guerra civil!

E como se a conspiração palaciana não bastasse, tudo piora quando o rei Robert Baratheon é ferido mortalmente por um animal numa caçada. Mas a Mão do Rei já desconfia de tudo: terá sido mesmo um animal... ou o trabalho de mais um assassino da rainha? Um homem honrado e justo, Eddard Stark começa a temer ser derrotado pelo ninho de víboras que é a Corte e a Casa Lannister.

Mas a ameaça de guerra civil não é a pior sombra que paira no ar. No norte, para lá da muralha de gelo, uma força misteriosa manifesta-se de maneira sobrenatural. E ainda mais longe, a última herdeira dos Targaryen prepara-se para invadir os Sete Reinos com o maior exército alguma vez visto... e com o auxílio de dragões!

Classificação: 4/5 - Gostei muito

Opinião: Depois de ter acabado a leitura d'A Guerra dos Tronos, tive logo de começar a ler este segundo livro, já que, no original, estes fazem parte de apenas um livros (em Portugal dividimos cada livro em dois).

A história começa precisamente onde a outra acaba (obviamente) e a partir do início são só revoltas e viravoltas na história, o que acredito que irá acontecer em todos os livros desta saga. Entre Porto Real, a Muralha, Ninho de Águia e os Dothraki vemos o desenrolar de uma nova era em Westeros, o fim de um Verão longo e proveitoso e o início de um Inverno que promete ser um dos piores que esta terra já viu.

Como já deu para perceber pelo livro anterior, a sociedade de Westeros é baseada numa sociedade medieval "normal", havendo um Rei e depois Casas grandes e pequenas, tendo cada uma as suas pretenções e as suas vassalagens. Como era de esperar, a narrativa do livro centrasse principalmente na Casa Stark, a casa que governa o Norte e cujo Senhor, Lord Eddard Stark, é o melhor amigo do Rei, e que tinha sido escolhido para ser o braço direito deste no livro anterior. 

Já que não posso contar muito da história (NO SPOILERS!), apenas digo que nada é o que parece neste reino cheio de intriga e traição, em que nunca sabemos em quem podemos confiar, pois o inimigo tem muitos espiões e às vezes o que parece uma coisa é outra completamente diferente.

Os capítulos são narrados por uma personagem diferente, o que é um dos pontos fortes desta leitura, já que nos ajuda a perceber o que acontece na mente dos dois lados desta guerra que se está a formar. Também as personagens são deliciosas e muito bem construídas. A Daenerys é, para mim, aquela que  mais vai mudar ao longo dos livros e que me deixa mais curiosa quanto ao seu percurso. O mesmo acontece com Jon Snow, o bastardo do Norte que, quase de certeza, vai mostrar que é mais do que aquilo que aparenta. Mas, sem sombra de dúvida, a minha personagem preferida é o Tyrion. Mordaz e inteligente, é capaz de mostrar a todos que, apesar de ser anão, continua a ser filho de uma das maiores casas de Westeros, os Lannister. Arya, Sansa, Catelyn, Cersei, Mindinho, Varys, Khal Drogo e Sam são mais algumas das personagens que me chamam a atenção, mas é, obviamente, impossível nomear todas.

O final do livro é surpreendente e só nos apetece ir a correr ler o próximo livro, A Fúria dos Reis.

Antes de terminar, tenho que fazer a obrigatória comparação com a séries. Já vi todas as temporadas da série, tenho a dizer que as coisas nos livros não são sempre iguais, o que ajuda imenso à surpresa do leitor. E saber que o George R.R. Martin aprovou essas mudanças ainda é melhor!

Opiniões do mesmo autor:
A Guerra dos Tronos
As Crónicas de Gelo e Fogo #1
(Opinião)


Sem comentários: