sábado, 27 de abril de 2013

Opinião #19: O Hobbit

(clica na imagem)

Sinopse: O Hobbit é a história das aventuras de um grupo de anões que vão à procura de um tesouro guardado por um terrível dragão. São relutantemente acompanhados por Bilbo Baggins, um hobbbit apreciador do conforto e vida calma. Encontros com elfos, gnomos e aranhas gigantes, conversas com o dragão, Smaug, o Magnífico, e a presença involuntária da Batalha dos Cinco Exércitos são algumas das experiências por que Biblo passará. O Hobbit é não só uma história maravilhosa como prelúdio a O Senhor dos Anéis.

Opinião: Desde que li O Senhor dos Anéis que fiquei curiosa com os outros livros de J.R.R. Tolkien, principalmente este, O Hobbit, que é uma prequela da aclamada trilogia. No entanto, a leitura foi sempre sendo adiada, até surgir a notícia de que iria haver filmes baseados no livro! Eu, uma fã da trilogia de Peter Jackson, não podia ter ficado mais entusiasmada e pensei logo "Tenho de ler o livro!", mas não consegui fazê-lo antes de Dezembro de 2012, por isso fui ver o filme sem ver o livro (e não foi por isso que gostei menos dele). Portanto, quando uma amigo me disse que me emprestava o livro fiquei super feliz.

O livro relata as aventuras de Bilbo, de 13 anões e de Gandalf, o Cinzendo, um feiticeiro, na demanda de Thorin para libertar a montanha onde nasceu e que deveria ser sua por direito de um terrível dragão Smaug.

O início é a parte mais chata de todo o livro. E também a mais confusa. Chata porque é basicamento como é que começou a ideia da viagem e porque é que Bilbo, um simples e quieto hobbit, iria ser parte dela. E é confusa porque há tantos anões! Só a meio do livro é que conseguia distinguir uns dos outros e, mesmo assim, às vezes tinha de voltar atrás.

A aventura é de tirar o fôlego. Não há um momento para descansar. Passamos por trolls, golbins, orcs, wrags, aranhas gigantes, elfos... ou seja, muitas confusões que deixam o nosso protagonista com muita vontade de voltar ao Shire e o leitor a salivar por mais. É claro que, a parte por que eu mais ansiava era a gruta com Gollum, que é onde tudo começa, onde vemos de onde veio aquele objeto que causou tanto mal à Terra-Média.

Pela escrita de Tolkien, conseguimos ver que é um livro muito mais leve que os d'O Senhor dos Anéis, destinado a um público mais jovem. Mas não é por isso que não é um livro fantástico que nos agarra a partir da primeira página e só nos larga na última. A única coisa negativa que tenho a apontar é, às vezes, a densidade da escrita (que apesar de ser para jovens, continua a ser complexa como a da trilogia).

Resumindo: Mais um livro fantástico, daquele que é considerado o Pai da literatura fantástica. Toda a gente que gosta deste tipo de livros não o pode deixar passar.