quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Opinião #23: Just Like Heaven (Smythe-Smith Quartet #1), de Julia Quinn

(clica na imagem para saberes mais)
Sinopse: 
Honoria Smythe-Smith is:
A) a really bad violinist
B) still miffed at being nicknamed "Bug" as a child
C) NOT in love with her older brother's best friend
D) all of the above 

Marcus Holroyd is:
A) the Earl of Chatteris
B) regrettably prone to sprained ankles
C) NOT in love with his best friend's younger sister
D) all of the above

Together They:
A) eat quite a bit of chocolate cake
B) survive a deadly fever AND the world's worst musical performance
C) fall quite desperately in love

It's Julia Quinn at her best, so you KNOW the answer is...
D) all of the above

Opinião: Quem já leu a série Bridgertons de Julia Quinn sabe o que é o Smythe-Smith Quartet. Eu não sabia. Ainda só li o primeiro livro da coleção (para verem a minha opinião cliquem na imagem em baixo) e este não mencionava nada sobre estas "talentosas" quatro raparigas. Vou tentar explicar: todos os anos a família Smythe-Smith é a anfitriã de um recital, onde quatro raparigas da família interpretam uma música, geralmente Mozart. O que acontece é que nenhuma delas tem talento. No entanto, ninguém consegue deixar de ir (nem as artistas nem o resto das pessoas da alta sociedade londrina). Honestamente, a família parece que não se apercebe o desastre que aquilo é, o que acava por tornar tudo mais divertido, e toda a gente pensa que Honoria também não tem a mínima noção do quão horríveis elas são, mas a verdade é que ela sabe, mas mantém sempre um sorriso na cara, já que este evento faz a sua família feliz e faz com que sejam mais unidos. Mas deixei-me levar, já que o livro não é sobre o concerto, mas sim sobre a relação de Honoria e Marcus. Amigos desde infância, quando se reencontram começam a olhar com outros olhos um para o outro, apesar de não o admitirem.

Adorei a forma como a Honoria e o Marcus interagem um com o outro, sem aquela formalidade a que a ton está habituada, o que acaba por deixar algumas pessoas espantadas. A forma como ela se preocupa com ele quando ele está gravemente doente (não quero fazer spoilers, mas a culpa, tecnicamente, foi dela) é tão querida que me apetece derreter. E os ciúmes dele, apesar de ele não os ver pelo que são, são tão óbvios que nos apetece gritar "TU GOSTAS DELA!" durante o livro todo! No entanto, a escrita de Julia Quinn e tão boa que nos deixa agarrados deste o primeiro parágrafo, fazendo com que só queramos largar o livro (ou neste caso o Kindle) quando eles estiverem juntos e felizes (ups! Quer dizer, quem lê um livro destes sabe que é isso que vai acontecer, certo?).

O final foi tão querido que tenho a certeza que quem me visse a lê-lo estava a ver um sorriso enorme na minha cara e a pensar que eu era maluca (muito provavelmente é verdade!). Ficámos ali com um cheirinho de quem os próximos vão ser (o que eu já fui confirmar).

Overall, uma boa leitura, stress free e bem humorada, com um bocadinho de drama à mistura, no mesmo estilo do Crónicas de Paixões e Caprichos (no original, The Duke and I).


Outras opiniões da mesma autora/coleção:




Sem comentários: