domingo, 4 de agosto de 2013

Opinião #22: O Sorriso das Mulheres, de Nicolas Barreau

(para saberes mais, clica na imagem)

Sinopse: Para Aurélie Bredin, as coincidências não existem. Jovem, sensível e atraente, é a proprietária de um pequeno e romântico restaurante, Le Temps des Cerises, situado no coração de Paris, a dois passos do Boulevard Saint-Germain. Naquele pequeno restaurante forrado a madeira, com toalhas aos quadradinhos vermelhos e brancos, o seu pai conquistou o coração da sua mãe graças ao menu d’amour. E foi ali, rodeada pelo aroma do chocolate e da canela, que Aurélie cresceu e onde encontra consolo nos momentos difíceis da sua vida. Mas agora, magoada pelo abandono de Claude, nem sequer a calidez acolhedora da cozinha é capaz de consolá-la.

Uma tarde, mais triste que nunca, Aurélie refugia-se numa livraria. Um romance, O Sorriso das Mulheres, chama a sua atenção. Quando o folheia, descobre que a protagonista é inspirada nela e que Le Temps des Cerises é um dos cenários principais. Graças a esta prenda inesperada, volta a sentir-se animada. Decide entrar em contacto com o autor, Robert Miller, para lhe agradecer. Mas isso não é fácil. Qualquer tentativa de conhecer o escritor – um misterioso e esquivo inglês – morre na secretária de André Chabanais, o editor que publicou o romance. Porém, Aurélie não desiste e quando um dia surge efectivamente uma carta do autor na sua caixa de correio, acaba por daí resultar um encontro bem diferente daquele que tinha imaginado…


Opinião: Esta é a história de como um livro mudou a vida de uma jovem mulher parisiense.

Depois de ter sido abandonada pelo seu namorado Claude, Aurélie sente-se completamente perdida. E é assim que vagueia pelas ruas de Paris, até que, ao tentar fugir de um ploícia demasiado zeloso, acaba por entrar na Libraire Capricorne e comprar um livro chamado O Sorriso das Mulheres, de Robert Miller. Depois de ter passado a noite acordada a ler o romance, Aurélie tem uma certeza: tem de encontrar Robert Miller e perguntar-lhe porque é que ele escreveu sobre o seu restaurante, Les Temps des Cerises, e porque é que a usou como protagonista. No entanto, todas as suas tentativas para contactar o esquivo autor parecem ser bloqueadas pelo editor do romance, André Chabanais. Mas ela não irá desistir!

A compra deste livro não foi feita por impulso. Já tinha visto críticas de outras pessoas no GoodReads e já tinha pesquisado o autor. Acho que o que mais me intrigou foi o facto de ser UM autor a ser publicado pela Quinta Essência. Geralmente não vemos muitos homens a escrever este género de livros, mas ainda bem que Nicolas Barreau o escreveu!

A história de Aurélie e André não a melhor história de amor de sempre, mas é  uma história que começa com muitas mentiras e enganos. Não me consegui ligar a nenhuma das personagens (a única razão porque não dei cinco estrelas ao livro). Aurélie é uma personagem sem sal, que parece muito ingénua quando o que acontece à sua volta lhe deveria despertar alguma suspeita e André... nem sei como explicar, mas não é o ideal romântico das mulheres deste mundo. Talvez por isso é que o romance resulta, porque é protagonizado por pessoas normais.

O livro é narrado por duas perspetivas, a de André e a de Aurélie, o que nos ajuda bastante a perceber o enredo, que não é complicado mas que nos deixa a pensar "Oh Meu Deus, como é que isto é possível?". Adorei as personagens secundária, principalmente Adam, um inglês bem-disposto que consegue pôr André fora de si, e Jacquie, chefe no restaurante de Aurélie e seu grande amigo. A escrita é simples, com algumas descrições da cidade de Paris (a cidade foi uma das razões que me levou a comprar o livro) e nada maçante, ficamos com vontade de ler e ler e ler até Aurélie descobrir tudo!


Depois desta opinião, que custou a sair e que deve estar mais confusa do que os fones quando saem dos bolsos, tenho apenas a dizer: LEIAM QUE VALE A PENA!

P.S.: Eu não constumo por fotografias de autores, mas este tinha de ser ;)




1 comentário:

Carolina disse...

Parece muito interessante! ;D
Será uma das próximas leituras!! *-*

Beijinhos!