domingo, 9 de junho de 2013

Opinião #21: Waterfall (River of Time #1)

(para saberes mais, clica na imagem)

Sinopse: What do you do when your knight in shining armor lives, literally, in a different world? Most American teenagers want a vacation in Italy, but the Betarrini sisters have spent every summer of their lives among the romantic hills with their archaelogist parents. Stuck among the rubble of the medieval castles in rural Tuscany, on yet another hot, dusty archaeological site, Gabi and Lia are bored out of their minds...until Gabi places her hand atop a handprint in an ancient tomb and finds herself in fourteenth-century Italy. And worse yet, in the middle of a fierce battle between knights of two opposing forces. Suddenly Gabi's summer in Italy is much, much more interesting.

Opinião: Este foi o primeiro livro que li desta autora e não fiquei desiludida. Já há bastante tempo que queria ler este livro, mas só agora, com a compra do Kindle, é que o comprei no formato ebook e o li.

Este livro conta a história de Gabriella, uma rapariga de 17 anos, que todos os anos passa os verões em Itália, o sonho de qualquer adolescente. Mas para Gabi e para a sua irmã, Evangelia, é mais um pesadelo, já que têm de passar os dias em escavações arqueológicas com os pais. Mas este ano, algo diferente irá acontecer. Curiosa como é, Gabi convence a irmã a entrar dentro do túmulo que a mãe descobriu, e é aí que a aventura delas começa. Na parede, há duas marcas de mãos exatamente do tamanho das mãos das irmãs, que ficam quentes só para elas. Coincidência? Ambas descobrem que não quando são transportadas para a Itália medieval e Gabi aterra no meio de uma batalha que já dura há anos, entre Siena e Florença. E só consegue sobreviver a esta por causa de Marcello Forelli, filho do Lorde Forelli. Mas onde está a sua irmã? Gabi vai fazer de tudo para a encontrar, até abdicar da paixão que está a começar a sentir por Marcello.

Depois de feito o resumo, onde não posso escrever mais, senão começa a haver spoilers, posso começar por dizer que adorei o livro. Não é uma obra prima, mas entretem e tem uma heróina kick-ass e um caveleiro muito atraente, mas também muito prometido a outra pessoa. É claro que há momentos muito cliché, como o amor à primeira vista, mas isso acaba por ser esquecido com a escrita de Lisa Bregren. Eu li o livro em inglês e não me foi nada complicado percebê-lo. Tem uma escrita simples, adequada aos adolescentes, sem deixar de inserir aqui e ali factos históricos não muitos, é verdade, mas quantos é que não sabem que havia uma rivalidade entre duas das maiores cidades italianas? O romance não é o foco central da ação, mas sim a procura por Lia, a irmã mais nova de Gabi. É um livro com muita ação, que me parecia ser longo demais, mas que depois se revelou do tamanho certo.  As personagens secundárias são interessantes, principalmente Luca e Lia. Até já se consegue perceber um futuro romance no ar. Fiquei com pena de não vermos mais do relacionamento mãe-filhas neste livro, mas ouvi dizer que no próximo isso irá acontecer.

Resumindo: Um livro para quem gosta da Itália medieval, mas principalmente para quem gosta de ver uma heróina forte e decidida. No entanto, também há romance, não desesperem. Bom para uma tarde de fim-de-semana chuvoso, como foi este.



Sem comentários: