quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Opinião #14: O Tempo Entre Costuras



Capa: é bastante simples, mas gostei dela. A mulher é a personagem principal, Sira Quiroga, e está exatamente como eu a imaginei.

História: bom, vai ser difícil resumir a ação do livro porque ele é passado em três países diferentes (Espanha, Marrocos e Portugal), mas vou dar o meu melhor.

Tudo começa em Madrid, onde ficamos a conhecer Sira, uma rapariga aprendiz de costureira. A história segue esta jovem desde o seu noivado com Ignacio, passando pelo namoro com Ramiro e de como ele a abandonou em Marrocos. Acho que este último acontecimento apenas fez com que Sira se tornasse uma mulher mais forte, que teve de passar pela Guerra Civil Espanhola (não diretamente, mas a sua mãe estava em Madrid, centro da guerra). Quando finalmente conseguiu ter a sua mãe a seu lado, pensou que iria continuar a viver calmamente em Tétuan, mas depois veio a 2ª Guerra Mundial e a sua grande amiga Rosalinda Fox, inglesa, pediu-lhe para espiar para o exército británico através do seu ateliê de costura. Sira aceita, mas para isso tem de regressar à sua terra natal.

No meio de toda esta confusão ainda há tempo para romance, mas nada de muito marcado, apenas uma coisinha querida aqui e ali.

A autora tem uma escrita bastante fluída, em que somos capazes de ler 50 páginas sem dar-mos conta. A história é bastante simples, mas não deixa de ser envolvente. O facto de uma parte dela ser passada em Lisboa, em sítios que conheço bastante bem, ajudou-me a gostar mais do livro.

Personagens: temos muitas, mas as que me marcaram mais  foram a Sira, o Marcus e a Rosalinda. Acho que, no início, a Sira não tinha vontade própria, apenas seguia outras pessoas, mas depois do desgosto que sofreu, tornousse uma mulher independente. O seu romance com o Marcus também foi bastante querido, apesar de ter sido bastante subtil.

A Rosalinda Fox é a minha personagem preferida: é uma inglesa loira com demasiada vivacidade, que fala meio espanhol, meio inglês, meio portugês e que parece conhecer toda a gente.

A única coisa que me chateou neste compo foi não ter havido um final para o Ramiro.

Resumindo: um dos melhores livros que li este ano. Apesar de ter sido obrigada a lê-lo (contrato de leitura de Português), não me custou nada. Recomendo a toda a gente que goste de ler um bom livro.



Sem comentários: