terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Opinião #13: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (Harry Potter #3)



Capa: não é uma das minhas preferidas. Mostra-nos o Harry e a Hermione no Buckbeak, o que representa uma das cenas do livro. No entanto, continua a ser uma capa bastante juvenil (apesar de não podermos dizer que o livro seja adulto, mas as novas capas são bastante mais giras).

História: no terceiro livro desta maravilhosa saga, Harry é alvo da preocupação da maioria dos adultos, tudo porque Sirius Black, um dos piores feiticeiros negros apoiantes de Voldemort, escapou da prisão dos feiticeiros, Azkaban. Como ele conseguiu escapar aos terríveis Dementors, os guardas da prisão, ninguém sabe, mas o que toda a gente pensa ser verdade é que ele fugiu para acabar o trabalho do seu Senhor: matar o Harry Potter.

Este livro tem uma história bastante melhor que o anterior e é o único que não tem a presença direta do Senhor das Trevas. É-nos permitido um vislumbre do tempo em que o pai de Harry, James, frequentava Hogwarts, o que nos ajuda a perceber algumas coisas, como o ódio de Snape por Potter. Gostei bastante de como Rowling consegue virar a história quando pensamos que já sabemos tudo o que vai acontecer e acrescentando o pormenor fantástico das viagens no tempo.

Os jogos de Quidditch continuam a ser uma das minhas partes favoritas dos livros e, felizmente, neste tempos bastantes momentos destes, já que Harry recebeu como presente de Natal a melhor vassoura do mundo, o que causou a felicidade dos Gryffindor e o desespero dos Slytherin.

É um dos livros com melhor história da saga, porque temos bastantes vislumbre do passado e também deste mundo dos feiticeiros.

Personagens: o nosso trio está mais velho e cada vez mais unido. Decidi não me alongar muito sobre eles porque não tiveram grandes mundaças, mas sim falar sobre as personagens novas: Sirius, Lupin e os Dementors.

Sirius é, sem dúvida, a minha personagem preferida desta saga. Neste livro apenas o conseguimos ver como um fugitivo e como um homem obcecado com vingança, mas, mais para o final, percebemos a razão de le ser assim e acabamos por simpatizar com ele. Lupin mostra-nos o lado dos descriminados deste mundo. Ele é o novo professor de Defesa Contra a Magia Negra (um cargo que parece estar amaldiçoado), mas é também um lobisomem. Apesar de ser uma excelente pessoa, quando o seu segredo é descoberto ele acaba por ter de deixar o seu posto na escola devido à descriminação de pais alunos. É também um velho amigo de James Potter e por isso bastante protector em relação a Harry. Os Dementors são os seres mais malignos deste livro, sendo capazes de sugar a felicidade e até a alma das pessoas. A única coisa positiva no aparecimento deles é que Harry acaba por descobrir é mais forte do que aquilo que pensa.

Resumindo: Adorei e é um livro que recomendo a toda a gente (tal como a saga).


Livros da mesma autora:

Sem comentários: