sábado, 3 de novembro de 2012

Opinião #11: Os Jogos da Fome (The Hunger Games #1)

Título: Os Jogos da Fome
Autor: Suzanne Collins
Tradutor: Jaime Araújo
Género: Aventura, Distópico, Acção, Ficção Científica, Literatura Juvenil
Editora: Editorial Presença
Ano: 2009 (1ª edição), 2012 (7ª edição)
Nº de páginas: 260
Língua: Português
Série: The Hunger Games

Sinopse: Num futuro pós-apocalíptico, surge das cinzas do que foi a América do Norte Panem, uma nova nação governada por um regime totalitário que a partir da megalópole, Capitol, governa os doze Distritos com mão de ferro. Todos os Distritos estão obrigados a enviar anualmente dois adolescentes para participar nos Jogos da Fome - um espectáculo sangrento de combates mortais cujo lema é «matar ou morrer». No final, apenas um destes jovens escapará com vida… Katniss Everdeen é uma adolescente de dezasseis anos que se oferece para substituir a irmã mais nova nos Jogos, um acto de extrema coragem… Conseguirá Katniss conservar a sua vida e a sua humanidade? Um enredo surpreendente e personagens inesquecíveis elevam este romance de estreia da trilogia Os Jogos da Fome às mais altas esferas da ficção científica.

Classificação: 5/5

Opinião: Quando começou a febre d'"Os Jogos da Fome" eu não fazia a mínima ideia do que eram, mas quando fui ler o resumo do livro não fiquei nada interessada. Ler um livro sobre adolescentes a matarem-se uns aos outros não é a minha praia. Oh, como eu não podia estar mais enganada. Mal acabei de ver o filme fiquei logo com vontade de ler o livro, e foi isso que fiz.

Esta é a história de Katniss e de como ela se voluntariou para os anuais Jogos da Fome para salvar a irmã, Prim. É aí que começa a sua viagem pelo Capitólio e pela arena dos Jogos. Não posso falar muito mais sobre a história, senão ia praticamente contá-la, mas ainda posso falar do Peeta, o rapaz do pão. Bom, este rapaz loiro é o outro tributo escolhido do Distrito 12. Ao longo da história ficamos confusos quanto à sua relação com a Katniss, porque não sabemos se é verdadeira ou se é apenas estratégia para conquistar o público (na minha opinião, é verdadeira da parte dele. Ela não está interessada em romances, quer é garantir que a família dela sobreviva). A parte dos Jogos está bem escrita e é emocionante, com momentos tristes e momentos que até nos fazem ficar com um sorrisinho nos lábios. 

Eu devorei este livro, li-o como se não ouvesse amanhã. Sim, é assim tão bom. Não é uma obra literária, mas entretem e está bem escrito. Estou cheia de vontade de ler os próximos e ver o que acontece à Katniss e ao Peeta. Ah, e sou Team Peeta, não sou Team Gale.


2 comentários:

Filipa disse...

Ainda bem que gostaste, fico muito contente. Eu também adorei! :D
Vais ler os outros em breve?

Alu disse...

Comecei por ser Team Gale...mas estou tentada a mudar...por motivos que não vou revelar (spoiler!spoiler!)