quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Opinião #8: Harry Potter e a Pedra Filosofal (Harry Potter #1)


Título: Harry Potter e a Pedra Filosofal
Autor: J. K. Rowling
Tradutor: Isabel Fraga
Género: Literatura Juvenil
Editora: Editorial Presença
Ano: 1999 (1ª edição portuguesa), 2000 (7ª edição)
Nº de páginas: 255
Língua: Português
Série: Harry Potter

Sinopse: Quando naquela cinzenta manhã de terça-feira o senhor Dursley deparou, ao sair de casa, com uma gata malhada que estudava atentamente um mapa, mal poderia imaginar todos os acontecimentos estranhos e misteriosos que se estavam a preparar. Mas, quando dez anos mais tarde, enigmáticas cartas endereçadas a Harry Potter, o sobrinho desprezado pelos Dursleys, começam a chegar em catadupa lá a casa, é como se um raio atravesasse as suas mentes - o segredo que tão bem tinham guardado durante tanto tempo está prestes a ser revelado. O que poderá acontecer se Harry Potter descobrir que é um feiticeiro?

Classificação: 5/5

Opinião: A primeira vez que li este livro foi em 2005, emprestado por uma prima. Depois de o ler decidi que tinha de comprar a série toda, mas, não sei o que aconteceu, perdi o livro. Ainda o tentei comprar de novo, mas as capas agora são novas (e mais giras, na minha opinião) e diferentes das minhas decidi esperar até encontrar um com uma capa como a da imagem acima. Isso aconteceu no Domingo, numa banca de livros em segunda mão, e quando o vi agarrei-me logo a ele. Foi só chegar a casa para o começar a ler e pensar numa releitura de toda a saga Harry Potter, e assim nasceu o Desafio Harry Potter 2012/2013. Agora, vamos ver o que me pareceu esta nova leitura, com novos olhos:

Como é do conhecimento geral (ou quase), neste primeiro livro Harry Potter, um rapaz de 11 anos com uma cicatriz em forma de raio na testa, descobre que é feiticeiro e que está inscrito para começar o ano lectivo na Escola de Magia e Feitiçaria de Hogwarts. É simplesmente perfeito, já que ele detesta os tios e o seu primo, os Dursley, que lhe fazem a vida num inferno. Neste livro, Harry conhece Ron e Hermione, que se irão tornar nos eus melhores amigos durante esta saga. Achei tão giro vê-los a conhecerem-se pela primeira vez, ao ver a forma como Ron e Harry não gostavam muito de Hermione, a sabichona, que se tornou amiga deles depois de um encontro com um troll (ou um gigante?). Ao escrever esta minha dúvida, lembrei-me que a tradução não é das melhores, desde frases sem muito nexo até trocarem o feminino com o masculino. No entanto, a forma fantástica como Rowling nos conta a história faz-nos ultrapassar esses problemas todas e dei por mim a sorrir enquanto lia o livro e a ficar surpreendida com algumas partes que já não me lembrava e que estão diferentes no filme.

A única diferença que notei nesta leitura e na minha primeira é que os livros foram crescendo com os seus leitores. Enquanto este foi escrito para um público mais infantil, o último já é destinado aos jovens adultos, que cresceram com esta saga.

Resumindo: uma saga que todos devíamos ler (ou reler), independentemente da nossa idade :)

Este livro conta para o Desafio Harry Potter 2012/2013.




Sem comentários: