quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Opinião #7: Anjos e Demónios (Robert Langdon #1)

Título: Anjos e Demónios
Autor: Dan Brown
Tradutor: Mário Dias Correia
Género: Ficção
Editora: Bertrand
Ano: 2005 (edição portuguesa)
Nº de páginas: 586
Língua: Português
Série: Robert Langdon

Sinopse: Quando um famoso cientista do CERN é encontrado brutalmente assassinado, o professor de simbologia Robert Langdon é chamado para identificar o estranho símbolo gravado no peito do cientista. A sua conclusão é avassaladora: a marca é de uma antiga Irmandade chamada Iluminatti, supostamente extinta há séculos e inimiga da Igreja Católica. 
Em Roma, o Colégio dos Cardeais está reunido para eleger um novo Papa quando se apercebe do rapto de quatro cardeais, ao mesmo tempo que a Guarda Suíça é informada de que uma perigosa arma está na Cidade do Vaticano com o propósito de a destruir. Robert Langdon – quem não o conhece? – ajudado desta vez por Victoria Vetra, cientista do CERN, procura desesperadamente a antimatéria no meio das intricadas pistas deixadas pelos Iluminati, lutando contra o tempo para salvar o Vaticano.

Classificação: 5/5

Opinião: Este foi o terceiro livro deste autor que li. Estreei-me com Dan Brown ao ler O Código da Vinci, o livro de que toda a gente estava a falar e que, segundo me disseram, mandava a Igreja Católica "à merda" (desculpem-me a expressão, mas foi assim que me descreveram o livro). Quando o acabei de ler fiquei fascinada. O livro era fantástico! Pareceu-me o livro perfeito até ter lido Anjos e Demónios. Demorei algum tempo a decidir o que escrever sobre este livro, mas parece-me que já tenho as minhas ideias organizadas, por isso vamos lá começar:

Anjos e Demónios é um livro que relata 24 horas, mais ou menos, da vida de Robert Langdon, um professor de Harvard, especializado em simbologia da Igreja. Eu decidi não contar nada sobre o enredo do livro, porque iria estragar a leitura a futuros leitores, mas posso dizer que quero venha a existir um jato que consiga fazer com que as pessoas voem dos Estados Unidos para a Suíça numa hora.

Durante a leitura do livro vemos que o autor fez uma grande pesquisa sobre simbologia e sobre os Iluminatti, além de parecer conhecer bem a Cidade do Vaticano e Roma (não posso confirmar porque não conheço profundamente nenhum destes sítios). Este livro, além de nos proporcionar bastante entretenimento também é bastante educativo, já que ficamos a conhecer um pouco da história da Igreja e também de artistas renascentistas, como Rafael e Bernini.

Apesar de ter bastante ficção, como o uso da antimatéria como arma ou a existência de um esconderijo secreto dos Iluminatti em Roma, este é um livro fantástico, em que começamos a envolver-nos na história a ponto de pensarmos que tudo aquilo que está  acontecer é/foi verdade.

Tem cenas de acção de cortar a respiração, mas é um livro muito "escuro". O único exemplo que posso dar para exemplificar isto é o facto de pensar que a acção acontecia toda à noite, apesar de haver bastantes passagens que referiam a luz do Sol ou as horas.

Não consigo encontrar um defeito ao livro, mas quem quiser apontar algum que tenha percebido está à vontade para o fazer mais abaixo (sem ser ofensivo). Por isso, recomendo-o a toda a gente. Ah, e já agora, porque é que este não é tão conhecido como O Código daVinci? Na minha opinião, este ataca muito mais a Igreja!

P.S: Talvez faça um texto para a rubrica Livros vs. Filmes, quando conseguir arranjar o filme :)


2 comentários:

WhiteLady3 disse...

Acho que é porque não diz que Jesus era casado. :P

Também gostei deste mas prefiro o Digital Fortress deste autor.

Rita disse...

Já pensei em ler algo deste escritor por diversas vezes, mas algo me afasta sempre que penso em comprar algo dele. Este livro já me suscita interesse há muitos anos, mesmo antes de começar a ler por prazer. Vejo que gostaste muito, se calhar experimentarei. :)