segunda-feira, 30 de julho de 2012

Opinião #5: O Reino Mais Além das Ondas (Jackelian #2)

Título: O Reino Mais Além das Ondas
Autor: Stephen Hunt
Tradutor: Alberto Simões
Género: Literatura Fantástica
Editora: Saída de Emergência
Ano: 2012 (edição portuguesa)
Nº de páginas: 492
Língua: Português
Série: Jackelian

Sinopse: A Professora Amelia Harsh está obcecada em encontrar a civilização perdida Camlante, a cidade lendária cuja sociedade perfeita terá acabado com a fome, guerra e doença. Mas quando regressa a casa de uma aventura arqueológica fracassada, descobre que a Universidade a despediu em retaliação pela sua investigação herética.
Sem fundos oficiais, Amelia não tem escolha senão aceitar o auxílio de um homem que culpa pelo suicídio do seu pai, o incrivelmente poderoso Abraão Quest. Este acaba de encontrar provas de que as ruínas camlantes poderão estar enterradas sob os estranhos lagos das selvas de Gelileão.
Amelia embarca então numa expedição ao coração negro da selva, na companhia de velhos amigos e uma tripulação de caçadores lunáticos, mulheres mercenárias e presidiários. Mas o que ela desconhece é que a busca pela sociedade perfeita pode levar à destruição do seu próprio mundo…

Classificação: 4/5

Opinião: Eu já devia saber que gosto sempre dos livros que compro na pseudo-Feira do Livro da Ericeira. Este, como é óbvio, não foi diferente. Agarrei nele mal vi que era steampunk, já que andava à procura de um livro desse género em português à bastante tempo, mas essa foi a única parte que me desiludiu no livro: é um steampunk com uma mistura de magia. De resto, adorei-o!

O livro conta a aventura de Amélia na busca pela Camlântida, que na minha cabeça era uma espécie de Atlântida. A receita para aventura é juntarmos um capitão habituado a todas as mordomias, uma equipa de três marujos bastante diferentes, bastantes crimonosos acabados de sair da prisão e um monte guerreiras musculadas que não hesitam em matar. Como se pode ver, tem tudo para ser uma aventura excitante, e é! Quando pensamos que sabemos o que vai acontecer a seguir, acontece qualquer coisa completamente inesperada que nos deixa de boca aberta.

O livro está dividido em duas narrativas: uma conta a aventura de Amélia pela selva de Gelileão e a outra a do misterioso Cornelius Fortune. No fim, estas duas narrativas acabam por se juntar, mas de uma forma bastante inesperada.

Há algum romance bastante camuflado, mas que acrescenta alguma coisa ao livro. E ele vem das personagens mais inesperadas. Quando ao oposto, o ódio, não há uma parte do "bem" e uma do "mal", cada  personagem tem um bocadinho dos dois em si.

A escrita de Stephen Hunt não é confusa, mas houve algumas partes que tive de ler várias vezes para perceber. Secalhar também foi problema da tradução.

ATENÇÃO: Há algumas mortes neste livro, portanto, se não gostarem de mortes de personagens importantes, já sabem...

Este é o segundo livro de uma série, e só quando fui ao GoodReads é que vi. No entanto, também li algumas opiniões e vi que não é preciso a leitura do anterior para se ler este, apesar de algumas personagens serem as mesmas. Fez-me lembrar um bocado a série Robert Langdon do Dan Brown, em que podemos ler os livros pela ordem que quisermos.

Sem comentários: