terça-feira, 3 de julho de 2012

Opinião #3: Inverno Russo


Título: Inverno Russo
Autor: Daphne Kalotay
Tradutor: Maria João Freire de Andrade
Género: Romance
Editora: Livros d'Hoje
Ano: 2010 (edição portuguesa)
Nº de páginas: 476
Língua: Português
Série: (nenhuma)

Sinopse: Quando Nina Revskaya, uma antiga estrela do Ballet Bolshoi, decide vender em leilão a sua famosa colecção de jóias, acredita ter por fim feito correr o pano sobre o seu passado. Em vez disso, a antiga bailarina encontra-se subjugada pelas memórias da sua terra natal e dos acontecimentos, simultaneamente gloriosos e comoventes, que mudaram o rumo da sua vida há meio século. Foi na Rússia que descobriu a magia do teatro, que se apaixonou pelo poeta Viktor Elsin, que ela e os seus amigos mais queridos - Gersh, um compositor brilhante, e a bela Vera, a sua melhor amiga - se tornaram vítimas da agressão estalinista. E foi na Rússia, que uma terrível descoberta conduziu a um acto fatal de traição - e a uma fuga engenhosa que conduziu Nina para o Ocidente, e por fim até Boston. 
Nina guardou os seus segredos durante metade da sua vida. Mas duas pessoas não irão deixar o passado repousar: Drew Brooks, uma curiosa e jovem assistente de uma casa leiloeira em Boston; e Grigori Solodin, um professor de russo que acredita que um único conjunto de jóias pode conter o segredo para o seu passado ambíguo. Juntos estes companheiros improváveis começam a desvendar o mistério que envolve uma carta de amor, um poema e um colar de proveniência desconhecida, colocando em acção uma série de revelações que irão alterar a vida de todos.

Classificação: 4/5

Opinião: Este livro foi daqueles que comprei por impulso, ou seja, comprei porque gostei da capa. Eu sei que não devemos julgar um livro pela capa, mas os olhos também comem. No entanto, eu adoro ballet e a Rússia, portanto este livro pareceu o indicado para mim.

No início, fiquei bastante confusa com as mudanças de personagem e de espaço. Neste livro seguimos a história de três personagens: Nina, Grigori e Drew. Nina é a bailarina, e vemos a vida dela como bailarina (do início até ao seu rumo ao Ocidente) e também o seu eu do "presente", em que temos uma bailarina com uma mente ainda jovem, mas com o seu corpo doente e preso a uma cadeira de rodas. Também é bastante conhecida pela sua vasta coleção de joias, que ela, repentinamente, decidiu pôr em leilão. Grigori é um professor de russo que tem uma estranha ligação a Nina, já que possuí um colar de âmbar que é suposto fazer parte de um conjunto da bailarina. Drew é a responsável pelo leilão, que faz de tudo para descobrir qual é o segredo por detrás do colar. Além disso, temos dois espaços diferentes: Boston e Moscovo.

Eu devorei este livro. Acho que tê-lo levado para a praia e para a piscina ajudou, porque são os sítios onde mais gosto de ler, mas não acho que tenha sido só isso. Enquanto estava a ler conseguia sentir o que as personagens sentiam, principalmente na parte dos problemas existentes na Rússia durante a época do Estaline.

O final não foi nada do que eu estava à espera, e quando acabou eu ainda andei à procura no fim do livro a ver se havia mais algum capítulo. Simplesmente não queria que o livro tivesse acabado (e já agora, que não tivesse acabado daquela maneira para a Nina. O meu coração apertou-se).

Só houve uma coisa que eu não gostei no livro: a mudança de personagens a meio dos capítulos. Quando uma pessoa estava embalada com aquela personagem...pumba!... a autora decide mudar. De vez em quando deixou-me um bocadinho exasperada.

Não vou fazer uma crítica muito grande, porque também não sei muito bem o que escrever, apenas sei que gostei bastante do livro e que vou esperar ansiosamente por outros livros desta autora.

Sem comentários: